segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Ato ecumênico em Santa Teresa, pelas vítimas do Bondinho

Santa Teresa tram of Rio de Janeiro in 2006Image via Wikipedia

Sob o céu de chumbo de domingo, cerca de 150 pessoas se reuniram no pictórico Largo do Curvelo, em cerimônia ecumênica em homenagem às vítimas do desastre do Bondinho de Santa Teresa. Tudo era amarelo em nosso redor, as fotos, os girassóis, as faixas e o pequeno bonde de brinquedo apinhado de crianças. No altar improvisado, vítimas, parentes, amigos e moradores do bairro acompanharam emocionados os rituais religiosos católico, judaico, candomblé, umbanda, kardecista, hare-krishna, sick, bahai, budista. “Não estamos apenas clamando nossa indignação. Tiraram uma tradição nossa, do Rio de Janeiro”, “Esta causa não é só nossa, o bondinho faz parte de nossa cultura e não podemos esquecer dos que partiram. Me sinto um lixo, os governantes nos tratam como lixos.” eram desabafos entrelaçados a cantos, rezas, incensos e silêncios.

Terminada a cerimônia, descemos todos pelos paralelepípedos desalinhados da Rua Joaquim Murtinho ao som do Bloco Céu na Terra. O trilho aflorava do chão convidando ao tombo abaixo das gambiarras da fiação, testemunhas do sucateamento do bondinho. Mil flores foram depositadas na Escada de Santa Teresa, palco da tragédia e hoje convertida em lugar de oração e protesto. Nelson! Nelson! Gritaram todos exaltados a homenagem ao motorneiro herói covardemente incriminado pelo governo como responsável, como se sua mão pudesse substituir um freio.
As principais reivindicações eram o retorno do Bondinho, seguro e público, e a punição de Julio Lopes. "Não queremos vingança, queremos justiça! Há evidências e provas de que Julio Lopes, secretário de transportes. tinha pleno conhecimento da situação dos bondinhos e nada fez. Homicídio Doloso!", clamavam, repetidamente.

Na quinta-feira, dia 15, às 10 horas, haverá audiência pública na ALERJ. Todos os amigos de Santa Teresa e do Bondinho estão convidados. E todo sábado um evento deverá acontecer em Santa Teresa, “não permitiremos que caia no esquecimento”, foi a mensagem final.

Enhanced by Zemanta

Nenhum comentário:

Postar um comentário